terça-feira, julho 06, 2010

Brinde!


Muitas vezes ficamos em dúvida sobre a bebida mais indicada para ocasião. Se engana quem pensa que brinde TEM QUE SER com champagne. Lembra quando escrevi para vcs que nada TEM QUE SER...?
Bom, se estamos falando e casamento, é claro, deve-se brindar com espumante. A origem foi dada em 1.968, conta-se que Dom Perignon desenvolveu um método que mantinha as borbulhas após a segunda fermentação. Atribui-se à ele a frase: "Estou bebendo estrelas!" E é mais ou menos isto que sentimos quando estamos bebendo espumantes.
O espumante é muito indicado para as celebrações porque acompanha muito bem desde aperitivo até a sobre. Faz com que todos os pratos sejam mais saborosos e chiques. O espumante tem um certo charme que nenhuma outra bebida tem.
Como o objetivo é mesmo brilhar (estrelas e tals...), vamos para algumas regrinhas:
Deve-se brindar antes da sobremesa, em casamentos antes do corte simbólico do bolo, antecipado para o início da festa; para acabar com a idéia que logo depois disto a festa acaba.
Há um antigo dito mais ou menos assim: "Ao propor um brinde seja íntegro, breve, sincero e permaneça sentado." Acho perfeito, mas dependendo da ocasião, pode-se ficar em pé.
Aiii... Os brindes com discursos longos são um verdadeiro porre!
Quando brindamos aguçamos os sentidos. Apreciamos a cor da bebida, o tato ao segurar sua taça, olfato ao sentir o aroma, o paladar e a audição.
Antigamente se usava os talhares para bater nos copos, muitos achavam que era para chamar atenção no brinde, mas não. Era para espantar os maus espíritos. Evite! Hoje em dia é considerado super grosseiro.
Ao erguer um brinde, jamais coloque a taça na mesa sem ao menos tomar um gole.
Agora, vou contrariar oq muitos pensam: Não vejo mal algum em brindar com água. Melhor assim, se a pessoa não bebe alcoólicos, pelo menos brinda com alegria. Muito melhor do que pegar a taça de espumante brindar e não dar um gole se quer. Se vc o faaz, não aguça sentido algum e nem brinda de verdade, só ouve o tilintar das taças!
Muito melhor não beber. Nada mais desagradável do que uma pessoa bêbada. Ainda mais em casamentos.
Para os fãs de uísque, vale lembrar que desde o século XII quando foi fabricado, não é elegante consumi-lo durante as refeições.
A cerveja, tão apreciada aqui no Brasil, é uma bebida mais despojada, com um ar menos formal e é opção dos noivos incluí-la ou não em seu buffet.
Quanto ao vinho, que juntamente com a cerveja nasceu no antigo Egito ( e não em Roma como muitos falam), é produzido muito bem por vários países, principalmente a França. Regra geral: Branco/ gelado para carnes brancas e frutos do mar. Tintos/temperatura ambiente para carnes vermelhas e massas.
Eu acho também que se suas preferências são diferentes, permita-se o prazer!
Eu ergo a taça à todos os meus amados noivos! Que a vida de vocês seja marcada pelo brilho das estrelas e por grandes momentos!
Saúde!

2 comentários:

  1. Olá Vã, tudo bom?
    Gostaria de saber se você faz Cerimonial apenas no dia da Festa e quanto que seria? Minha irmã vai se casar em abril do ano que vem e estou fazendo cotações para cerimonialista.

    Beijos, e aguardo resposta.
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  2. Vamos brindar a nossa amizade ???

    beijos

    ResponderExcluir

Você me conta oque achou aqui: