terça-feira, abril 14, 2009

O básico do vinho.


Bom, como vcs ficaram me enviando emails e dizendo que eu falei muuuuito difícil na postagem “Ainda dá tempo sim!” vou tentar falar os significados das expressões mais usadas pelos enólologos e enófilos para detalhar as sutilezas e rituais. Mesmo que vc não pretenda ser um expert no assunto, é legal saber alguma coisa...eu estudo bastante o assunto para servir bem vcs. Vai ser divertido além de útil! Preste um pouquinho de atenção, vai dar certo... Afinal, agora vai esfriar um pouquinho e um vinho vai bem, não é mesmo?
ASPECTO: conjunto de característica visual. Tem que ser límpido, brilhante, fresco.

BOCA: fase final da degustação! Graças a língua vc consegue sentir os sabores elementares: amargo, doce, ácido e salgado.

BOUCHONÉ: o vinho que esta estragado por contágio de um fungo presente na rolha. Normalmente a rolha esfarela quando vc tenta abrir o vinho.

BOUQUET: conjunto de aromas de um vinho de guarda. Um vinho maduro, envelhecido (antes de ser engarrafado) em barris de madeira (carvalho), a gama de aromas que este vinho apresenta leva este nome.

BRILHO: varia de acordo com a acidez do vinho. Qto mais brilhante, mais ácido.

CEPA: variedade de uva, diz-se da uva que foi utilizada ou contribuiu na elaboração do vinho.

COMPLEXO: diz-se para vinho que tem aromas diversos, sabores diversos, que são sentidos na medida em que são tomados.

COR: Ah! É o mais fácil de perceber, mas as nuances podem mudar de acordo com o tempo.

ELEGANTE: nada sobressai demais, nada é exagerado, nem encorpado demais, nem perfumado demais. É um vinho demais (de bom) por ele mesmo!!

ENCORPADO: O corpo do vinho tem haver com seu teor alcoólico, vc sente na boca um peso oposto ao conceito de vinho leve.

ENXERTO: Junção de duas uvas, duas videiras de cepas diferentes.
FERMENTAÇÃO EM CUBA: fase mais ou menos longa durante a qual o mosto (uvas prensadas ou amassadas) fermenta numa cuba, conferindo ao futuro vinho sua cor, seu corpo e seus aromas.

FRUTADO: aroma e/ou sabor presente no vinho que lembra frutas frescas ou maduras (geralmente as vermelhas), cítricas (limão, laranja, lima) ou da própria uva (moscatel, por exemplo).

FUNDO DE COPO: é uma fase importante, os bons vinhos deixam um agradável aroma no fundo do copo por um bom tempo.


RETROGOSTO: após engolir o vinho, perceba por qto tempo o sabor e os aromas se mantêm na sua boca.

RESPIRAR: o vinho deve ser aberto pelo menos meio hora antes de ser ingerido, para que o oxigênio entre em contato com o liquido para liberação de aromas e sabores com mais intensidade.

SECO: oq determina se o vinho é seco ou suave (doce) é o teor de açúcar residual após a fermentação. Qdo a fermentação é interrompida antes de todo açúcar natural da uva virar álcool, o vinho fica com paladar adocicado (suave).

TANINO: substancia encontrada nas cascas e/ou nas sementes das uvas tintas (que dão estrutura aos vinhos tintos). Se desequilibrado dá sensação de adstringência na boca, se bem dosado vc sente todos os sabores do vinho e abranda o gosto do álcool.

Aiiii... Como é bom falar de coisas da cozinha! Vcs querem saber sobre oq agora? Sobre os roses e espumantes, sobre queijos ou embutidos? Podem escrever, eu juro que respondo!! E não me dêem mais broncas... Esta aula foi fácil, tenho certeza que vcs estão bem mais entendidas... hahaha





2 comentários:

  1. Como estou feliz !!! que honra uma foto minha no seu blog.. sou fã numero 1 !!!!
    amiga, te amo...
    obrigada pelo carinho

    ResponderExcluir
  2. Amigaaaaa... fala sobre os tipos de queijos!!!
    hummmmm...

    beijossss

    ResponderExcluir

Você me conta oque achou aqui: